domingo, 16 de março de 2025

Bandeira armorial do Kiko, o gato da Casa da Firoozeh Sol

A Casa da Firoozeh Sol (Rua 31 de Janeiro, 12–14) é um espaço único em Vila Real, ao mesmo tempo café/salão de chã e galeria de arte (vantagem de ser propriedade da pintora e ilustradora Firoozeh Soltan Zadeh).

E é também a casa do Kiko, um simpático gato amarelo (da vizinha...) que adoptou o espaço como dele.



Créditos: leão e sol adaptados da bandeira persa adoptada por Amir Kabir (1848–1852) (autor: Orange Tuesday).

domingo, 9 de março de 2025

Versão alternativa da bandeira dos Abrorígenes Australianos

O sol, que substitui o disco amarelo da bandeira oficial, é a versão vectorizada de uma ilustração da autoria da artista aborígene Emma Bamblett.

Bandeira oficial:

segunda-feira, 3 de março de 2025

Bandeira de Balsas (Maranhão) — 2.ª proposta
#RedWhiteFlagFrenzy

Há precisamente três anos e meio, apresentei aqui a minha proposta para uma nova bandeira do município de Balsas (Maranhão, Brasil).

A verdade é que não fiquei totalmente satisfeito com o design que na altura concebi.

E eis que este mês o canal do Youtube Flags in Focus lançou o concurso #RedWhiteFlagFrenzy, solicitando propostas de bandeiras vermelhas e brancas (*).

Com esse constrangimentos em mente, mais a obrigatoriedade de um rácio 5:3, lancei-me à tarefa de redesenhar a minha proposta inicial. E, curiosamente, agora que não tinha a total liberdade para fazer uma bandeira como muito bem quisesse, antes tendo de respeitar constrangimentos impostos por terceiros, o resultado final agradou-me bem mais:


Animação: Profounder.com

A simbologia é basicamente a mesma da primeira versão, com a diferença que o Rio das Balsas é agora representado apenas pela fina linha dentro do próprio cavalo-marinho (o que até faz mais sentido, geograficamente).

A maior novidade é a inclusão de uma barra vertical em cada extremos da bandeira, o que, em conjunto com o triângulo invertido vermelho, forma um «M» (de «Maranhão»). (**)


(*) São admitidas pequenas percentagens de outras cores.

(**) Na realidade, as barras foram incluídas inicialmente por duas razões: facilitavam a conversão para o rácio 5:3, obrigatório; evitavam que as extremidades da bandeira fossem brancas, que é algo que em geral não me agrada muito. Só num segundo momento é que dei conta que assim, convenientemente, se formava um «M».



Créditos: cavalo-marinho adaptado do emblema das Sjötransportenheten, das Forças Armadas Suecas (autor: Lokal_Profil).