terça-feira, 11 de maio de 2021

Bandeira do Estado do Piauí (proposta)

Sou seguidor, no Youtube, do Canal Exclave, dedicado às «curiosidades geográficas brasileiras».

Há dias, num vídeo dedicado à mudança de bandeiras estaduais, comentei que «Pioraram a bandeira do Piauí».

Para comparação, eis as bandeiras desse estado brasileiro, antes de 2005 (esquerda) e desde então (direita):

Acrescentei depois que «A data estraga tudo, quebra a harmonia do design».

O autor do canal, Olavo Soares, contra-argumentou que «Eu gostei da mudança. Ficou mais específica! A anterior se parece com tantas outras».

De facto, quando se opta por uma bandeira com listas horizontais e uma ou mais estrelas num cantão, é diícil ser original, conforme se pode constatar comparando as bandeiras dos Estados Unidos, da Libéria e dos estados brasileiros de Goiás, Sergipe, Maranhão e São Paulo...

A data acrescentada em 2005 à bandeira do Piauí (13 de Março de 1823) tem um importante significado histórico: é a data da Batalha do Jenipapo, uma das mais importantes da guerra de independência do Brasil.

Resolvi, assim, procurar uma maneira de dar uma identidade única à bandeira do Piauí e manter a referência a tão relevante evento de uma forma vexilologicamente válida, evitando a solução "fácil" de simplesmente escrever a data na bandeira...

A solução encontrada foi esta:

(As três versões usam, respectivamente, os tons da bandeira antiga, os da bandeira actual e os da bandeira do Brasil; as proporções são as da bandeira antiga — tudo, segundo consta na Wikipédia.)

No cantão, a estrela (símbolo que, de tão usado, perdeu relevância) é substituída pela representação estilizada do interior do jenipapo, fruto do jenipapeiro. Faz-se, desta forma indirecta, referência à batalha travada junto ao rio piauiense homónimo. As duas metades do fruto simbolizam também os dois exércitos beligerantes frente a frente no campo de batalha.

A referência à data da batalha é também mantida, se bem que através de simbologia numérica escondida na bandeira.

A bandeira tem 13 listas (7 verdes e 6 amarelas) e 1 cantão. Quanto ao jenipapo, tem 16 sementes visíveis no seu interior (8 em cada uma das 2 metades).

Usando estes números (1, 2, 6, 7, 8, 13, 16), temos:

  • dia da batalha: 13
  • mês da batalha: 16 – 13 = 1 + 2 = 3 (Março)
  • ano da batalha: 16 + 2 = 18 (1823); 16 + 7 = 23 (1823)

Jogando um pouco mais com os números, podemos também obter a data de declaração da independência do Piauí (24 de Janeiro de 1823) em relação ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, que consta do brasão estadual:

  • dia: 16 + 6 + 2 = 24
  • mês: 1 (Janeiro)
  • ano: como na data da batalha

Se eu fosse piauiense (ou sequer brasileiro), proporia esta bandeira à assembleia legislativa estadual.


Créditos: adaptação da bandeira do Piauí de 1922 (autor: Giro720); símbolo do cantão, da minha autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário