sábado, 22 de maio de 2021

Bandeira do estado do Piauí (adenda 2)

O mesmo comentador piauiense referido no post anterior acrescentou depois que a sua proposta «seria uma bandeira sem esse padrão listrado... A sugestão que eu criei é meio que uma mistura entre as bandeiras de República Dominicana e Noruega, com as mesmas cores da bandeira atual apenas com adição do vermelho... Um retângulo com duas cruzes uma dentro da outra, sendo que a cruz exterior seria verde e a cruz interior seria azul (padrão da bandeira norueguesa) o que dividiria a bandeira em quatro retângulos, sendo que dois deles seriam vermelhos e os outros dois seriam amarelos (como na bandeira de República Dominicana, que dois retângulos são vermelhos e os outros dois são azuis).»

A bandeira proposta seria, pois, assim:

Uma alternativa, para evitar a sobreposição de azul e verde, seria inverter a disposição das cores, usando o amarelo como “mediador” entre as cores azul, verde e vermelho, mais difíceis de combinar. Assim:

No entanto, a sugestão da cruz fez-me recordar que, perto do local da Batalha do Jenipapo, este rio e o Rio Surubim se juntam ao Rio Longá numa configuração que também lembra uma cruz:

(A cidade de Campo Maior situa-se a sul da confluência dos três rios, à margem do Surubim, no canto inferior esquerdo da imagem. O campo de batalha está mais para o canto superior direito, assinalado por um monumento.)

Isto inspirou um design radicalmente diferente:

A escolha de vermelho, preto e branco deveu-se fundamentalmente a serem um trio impactante que combina particularmente bem. No entanto, podemos assumir o clichê do sangue derramado para o vermelho. Para o preto, lembrei-me de um outro meme:«LUTO É VERBO». Incorporei também o jenipapo estilizado da minha proposta inicial.

Tendo em conta a representação (abstracta) da confluência dos rios, esta bandeira poderia ser uma alternativa à actual bandeira, não do Piauí, mas da cidade de Campo Maior, em cujo território decorreu a batalha e onde se situa a dita confluência.
(Não que os campomaiorenses tenham solicitado a minha opinião e o meu contributo... Tanto quanto sei, podem estar perfeitamente contentes com a sua bandeira verde e branca.)

Uma segunda possibilidade, mais original mas também mais estranha, talvez menos harmoniosa, seria inclinar um pouco a “cruz ondulada” (à semelhança da orientação dos rios) e reposicionar o jenipapo mais próximo do correspondente ao campo de batalha:

Estas considerações não impedem a desejada abstracção, isto é, não chegam ao ponto de corresponderem à inclusão de um mapa na bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário