terça-feira, 18 de maio de 2021

Bandeira de Laranjal do Jari (Amapá) — proposta

Mais uma bandeira inspirada no conteúdo do Canal Exclave (que desde já recomendo). O tema do vídeo não é a vexilologia, mas a certa altura surge a bandeira do município de Laranjal do Jari, o mais extenso do estado do Amapá:

A bandeira caracteriza-se por ter em primeiro plano, a amarelo, o perfil do território do município. Não incluir mapas em bandeiras é um dos bons princípios da vexilologia, pelo que resolvi desenvolver uma bandeira alternativa.

Consultando a Wikipédia e o OpenStreetMap, alguns aspectos sobressaíram: o Rio Jari, que corre no sentido NNO–SSE, constitui a fronteira oeste do município (e do estado do Amapá); a cidade localiza-se perto do extremo sul do município; um dos meios de transporte tradicionais é a catraia, uma espécie de barco à vela (pelo menos originalmente, o mais certo é agora serem a motor).

Usando estes e outros elementos e critérios (que mais à frente se explicam), cheguei a esta proposta de nova bandeira:

O padrão principal de cores (azul/verde) foi invertido, de maneira a que o fundo verde represente a floresta amazónica e a diagonal azul represente o Rio Jari. Esta diagonal passou a atravessar apenas a metade esquerda da bandeira, imitando assim mais aproximadamente a localização e o perfil do percurso do rio.

A localização da cidade propriamente dita é marcada pela fortaleza laranja, copiada da bandeira do Amapá. Desta forma, não só se indica a pertença do município a este estado, como o uso de um símbolo com identidade própria (por contraponto ao clichê da estrela) contribui para a originalidade e a identificabilidade da bandeira; a cor da fortaleza remete para o nome do município.

No canto superior direito da bandeira (ou “cantão sinistro”), uma catraia representa o tradicional transporte fluvial.
(Esta catraia segue o modelo português, que pode diferir do realmente usado no Rio Jari. O design poderá ser adaptado à realidade local, mas será sempre bom usar um modelo tradicional, ainda que fora de uso, em vez de um modelo moderno, menos adequado a representações vexilológicas e, curiosamente, menos intemporal.)


Créditos: forteleza adaptada da bandeira do Amapá (autor: E2m): catraia desenhada por mim, seguindo este desenho encontrado no Pinterest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário