quarta-feira, 19 de maio de 2021

Bandeira de Lagoa Real (Bahia) — proposta

Ainda motivado pelo conteúdo do Canal Exclave (mas no âmbito de um “projecto” diferente, relacionado com toponímia portuguesa e brasileira), deparei-me com mais um município cuja bandeira inclui o mapa do seu território, concretamente, Lagoa Real, no estado da Bahia.

Confesso que a configuração peculiar da fronteira — quatro segmentos de recta não perpendiculares e duas linhas sinuosas que faziam desconfiar da presença de rios — me chamou a atenção (o que não quer dizer que “desculpe” o pecadilho vexilológico). Pude confirmar a desconfiança consultando o OpenStreetMap:

Para além do mapa, a bandeira inclui o mote «Autonomia, Paz, Trabalho» e as cores vermelho a azul claro.

Resolvi adoptar o mesmo esquema básico de cores, mas mudando o vermelho para o tom da bandeira do estado da Bahia (conforme consta da Wikipédia) e escurecendo um pouco mais o azul, para combinar melhor com o vermelho. Os cursos de água (Rio São João e Riacho Fundo), que constituem parte da divisa com os municípios vizinhos e confluem nos limites de Lagoa Real, seriam os “protagonistas” da bandeira. Quanto às três palavras do mote, seriam representadas iconicamente.

Eis o resultado, em duas versões (uma com os símbolos mais detalhados, outra com eles reduzidos ao contorno básico):

A costumeira pomba dispensa explicações. A roda dentada como símbolo do trabalho é uma opção simultaneamente estética (é um símbolo compacto, clean) e pragmática (não estou a par das actividades económicas de Lagoa Real), evitando ao mesmo tempo símbolos que podem ter outras conotações.

O mais rebuscado (e simultaneamente mais simples) é o símbolo para «autonomia»: o triângulo branco. Pelo que percebi, a palavra aqui refere-se à emancipação, em 1989, face a Caetité. Nesse contexto, coisas como correntes a quebrarem-se pareceram-me excessivas. (Até prova em contrário, darei o benefício da dúvida às pessoas de Caetité.)
O triângulo — retirado da bandeira estadual — representa a autonomia, no sentido em que, ao ser elevada a município, Lagoa Real passou a ter acima de si apenas o estado (e, obviamente, o Brasil), enquanto antes estava sob a autoridade de Caetité.
O triângulo contribui também para a identificação deste como um município baiano. (A bandeira de Minas Gerais tem também um triângulo, mas é vermelho.)

Uma possível variante da bandeira dispensa os três símbolos do mote, reduzindo-se à representação da confluência dos rios:

Um design alternativo é tornar a pomba o elemento central da bandeira (não um mero símbolo presente, mas uma divisão do próprio campo da bandeira) e reduzir os rios ao mínimo indispensável, obtendo um resultado mais único:


Créditos: confluência dos rios adaptada do brasão de Cimanes del Tejar (autor: Erlenmeyer); pomba adaptada do símbolo da missão 56 da Estação Espacial Internacional (autor: NASA/Aden Feustel); roda dentada retirada/adaptada do brasão de Molledo (autor: Erlenmeyer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário