quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A perfeição só se atinge com a prática...

João César das Neves: A idiotar desde 1957

A lista das motivações para este cartaz seria demasiado extensa para a apresentar aqui: borgesianamente, coincidiria com a própria biografia (em tempo real) de João César das Neves. Mas a mais recente é esta:

João César das Neves: «Esta crise é uma oportunidade de bondade, de caridade e de solidariedade. Bendita crise que nos trouxe ao essencial.»

3 comentários:

  1. É a doutrina neo-clássica. Seria mais risível se não escrevessem os manuais de Economia para as Faculdades de Economia e de Direito.

    ResponderExcluir
  2. Penso que quer dizer «neo-conservadora», não «neo-clássica»...

    Eu diria que é ainda pior: é o cruzamento disso (o que já seria mau por si só) com a mentalidade tacanha da caridadezinha cristã: Se não fossem os pobrezinhos, como poderiam os ricos ganhar o Reino dos Céus?! Os pobres existem instrumentalmente, utilitariamente: não como indivíduos em si mesmo, mas como meros peões no caminho dos ricos até à salvação eterna na Glória de Deus Pai...

    Quanto ao efeito perverso de serem estes senhores a escreverem os manuais de Economia, 100% de acordo.

    ResponderExcluir
  3. Bem, eles lá inventam uns nomes para as suas doutrinas (até já soa a religião, não é?), e eu referi aquela porque se arroga de ciência (e usa de modelos matemáticos complicadíssimos), para depois chegar a uma coisa como Se não houver tempo, nem dinheiro, nem incerteza, se as pessoas contraírem compromissos à nascença para o resto da sua vida sem arrependimentos, então X (a austeridade, por exemplo) vai necessariamente funcionar.

    ResponderExcluir